O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define decania como instância hierárquica de uma universidade a que se subordinam faculdades ou departamentos e que é chefiada por um decano.

Na UFRJ, cada Centro Universitário tem um Conselho de Coordenação, órgão máximo de deliberação, e uma Decania, órgão máximo de direção.
A Decania do CCJE é integrada pelo Decano, por quatro Coordenadores (Integração Acadêmica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e Planejamento) e por até três assessores, e conta também com uma Superintendência para assuntos administrativos e financeiros.

O Decano, preferencialmente um dos professores doutores das unidades integrantes do CCJE, é escolhido por consulta paritária à comunidade do Centro, que se manifesta por meio de votação da qual participam alunos, professores e funcionários.  Essa escolha é homologada pelo Conselho de Coordenação – voto secreto da maioria absoluta dos membros. O decano é nomeado pelo Reitor, em regime de Dedicação Exclusiva, com mandato de quatro anos, podendo ser reconduzido por mais um mandato.

Além de presidir o Conselho de Coordenação do Centro, o Decano representa o CCJE no Conselho Universitário (Consuni), no Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) e no Conselho Diretor do Fórum de Ciência e Cultura, participando das reuniões, com direito a voz e voto.  O Consuni é o órgão máximo de deliberação da UFRJ. Esses colegiados, que fazem parte da estrutura superior da UFRJ, têm jurisdição sobre toda a Universidade Federal do Rio de Janeiro; são convocados e presididos pelo reitor.

Todas as atribuições do Decano estão definidas no Regimento Interno do CCJE, elaborado pelo Conselho de Coordenação do Centro e aprovado pelo Consuni.
O Decano conta com o apoio do Gabinete, que cumpre funções de secretariado, representação e relações públicas.


Missão
Promover a coesão política e administrativa das Unidades do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e garantir o acesso aos serviços prestados com qualidade, valorizando a comunidade acadêmica, considerando os valores éticos, legais e humanos.


Equipe

Decano: Vitor Mario Iorio –   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), ambos pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. Atualmente é professor associado da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação e Cultura, com ênfase em Jornalismo Especializado, Crítica de Mídia e Comunicações Administrativas, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa: território, resistência, singularidade, desinformação, informação e comunicação social.

(Currículo Lattes)

 

Substituto Eventual do Decano: Flavio Alves Martins -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), instituição na qual obteve também o Mestrado em Ciências Jurídicas (1996) e o Doutorado em Filosofia (2003). Em 2009 realiza estágio pós-doutoral, com ônus CAPES, na Universidade de Coimbra. Atualmente é professor associado doutor em Direito Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2009 é, também, Diretor da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) e pertence ao corpo docente do seu PPGD (Programa de Pós-graduação em Direito). Mantém investigação e pesquisa na área de Direito e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: direito e sociedade da informação, biodireito, proteção ao consumidor na Internet e no combate ao superendividamento e direitos fundamentais.

(Currículo Lattes)

 

Superintendente: Davi Silva Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Superintendente da Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ. Artista visual, performer e pesquisador; Mestrado com estágio Docente em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); por 2 anos foi Artista Visitante da mesma Universidade desenvolvendo sua pesquisa poética e estudos curatoriais. Desde sua primeira individual em 2005 (Relicários Sociais), participou de diversos eventos e exposições no Brasil e no exterior. Foi o primeiro colaborador do projeto "Deseo Bs. As.", coordenado por Bianca Bernardo e Cristina Ribas, que tem por objetivo integrar artistas brasileiros em Buenos Aires através de intervenções artísticas em território argentino.

(Currículo Lattes)

 

Coordenadores

Coordenador de Integração Acadêmica de Extensão e Pesquisa: Carlos Eduardo Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFRJ, Professor do Quadro Permanente do PEPI/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional), Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia (LEHC), Pesquisador do GT de Integração Regional e do GT de Estudos sobre Estados Unidos do CLACSO. É membro do CONSUNI/UFRJ desde 2014. Detentor dos Prêmios Jabuti de Livro do ano não-ficção 2007 e de Livro de Ciencias Humanas 2007. Foi pesquisador do IPEA no projeto Governança Global e a integração na América do Sul em 2010-2011 e da REGGEN - Catedra sobre Globalização e desenvolvimento sustentável da UNESCO/UNU - entre 2000 -2012 e também coordenador do GT sobre Integração Regional de CLACSO de 2011-2016. É autor de Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina (2011) publicado pela editora Boitempo. Tem experiência na área de Sociologia e Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, sistema mundial, dependência, hegemonia e globalização.

(Currículo Lattes)

 

Coordenador de Planejamento de Projetos: João Bosco Mesquita Machado-  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: integração econômica, comércio internacional, Mercosul e política comercial.

(Currículo Lattes)

 

Coordenador de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa: Flávio Alves Martins -Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadora de Ensino de Graduação e Pesquisa: Maria de Fatima Gonçalves Barbosa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Chefe de Gabinete: Natália Araújo Touza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

UFRJ Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE
Desenvolvido por: TIC/UFRJ