A atividade de Extensão, na UFRJ é dirigida pela Reitoria de Extensão (PR-5). No âmbito da Decania do CCJE, a articulação com a PR-5 é realizada pela Coordenação de Pesquisa e Extensão. O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras assim definiu essa atividade: "A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Este fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados - acadêmico e popular -, terá como consequência a produção de conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, bem como a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade".

UFRJ Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE